O projeto “Bordados de Passira” quer capacitar as artesãs de Passira, Pernambuco, para que possam diversificar sua produção e dar visibilidade a seus trabalhos. Para isso, precisamos da sua ajuda. Participe!
_blank
O PROJETO voltar ao topo

Passira é uma cidade localizada no agreste de Pernambuco, e muito conhecida pelo bordado manual aplicado em artigos de cama e mesa. Há alguns anos, as artesãs passaram a produzir alguns trabalhos para o mercado de moda nacional e identificaram uma possibilidade de ampliar seu repertório de produtos e diversificar sua produção. Alguns projetos governamentais tentaram promover o artesanato local, mas essas iniciativas não foram completamente finalizadas.

Esse despertar de possibilidades chamou a atenção das artesãs, que passaram a procurar a capacitação necessária por meio de esforços próprios. Porém, a oferta de cursos na área de moda são raras na região e distantes de sua realidade.

Durante o projeto de mestrado de Ana Julia Melo, na Universidade de São Paulo, que estudou a relação entre o bordado dessas mulheres e o design de moda nacional, surgiu o desejo de unir alguns colegas e juntos elaborarem um projeto que viabilizasse essa capacitação sem nenhum custo para as mulheres de Passira. O meio encontrado foi o de financiamento coletivo, via redes sociais.

Esse meio de viabilizar o projeto permite autonomia e isenção de órgãos governamentais e empresas do setor privado, garantindo que seja executado da melhor forma para as bordadeiras.

Aqui você encontra a dissertação que deu origem ao projeto "Bordados de Passira".

ARTESÃS voltar ao topo

A Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP) iniciou seus trabalhos em 2008, quando as artesãs sentiram a necessidade de se reunir em torno de uma organização para trocar experiências e encontrar soluções para o bordado como atividade econômica.

O intuito inicial de se organizarem em grupo era promover esse artesanato típico de Passira e visitar as feiras da região para divulgar as peças produzidas lá. 

Atualmente, a AMAP conta com cerca de 40 associadas, todas bordadeiras. Qualquer mulher da região pode pedir seu ingresso na associação, desde que pratique a atividade do bordado. A associação também promove cursos na zona rural de Passira, a fim de capacitar quem ainda não sabe bordar.

COLABORADORES voltar ao topo
ANA JULIA MELO JONATHAN GURGEL
É mestre em têxtil e moda na USP e graduada em design de moda na Univ. Federal do Ceará. Pesquisa o artesanato brasileiro e sua relação com o design desde a graduação. Trabalha com estamparia e arte-educação. É apaixonada pelo fazer artesanal e teve a ideia de juntar seus amigos nesse projeto, que coordena. É mestrando em têxtil e moda na USP e graduado em design de moda na Univ. Federal do Ceará. Pesquisa o processo criativo em modelagem tridimensional. Como estilista, já desfilou no Dragão Fashion, em Fortaleza, e na Casa de Criadores, em São Paulo. Neste projeto, é responsável por ensinar a técnica da modelagem para as artesãs.
EDUARDO PASCHOAL PATRICIA MATOS
Cursou jornalismo na USP e estudou audiovisual em seu intercâmbio com a Université Lumière Lyon II, na França. Trabalha com produção de vídeo, narrativas multimídias e arrisca, vez ou outra, desenvolver alguns sites amigos. No projeto, é responsável pelo site, sonorização do vídeo e dará o curso de manutenção de loja virtual. É pós-graduada em direção de criação em moda na FAAP e formada em design de moda na Univ. Federal do Ceará. Trabalhou nos últimos anos como estilista e tem passeado por áreas que tem grande afinidade, como ilustração e trabalhos manuais. Mostrou entusiasmo logo no inicio do projeto, quando elaborou toda a identidade visual do “Bordados de Passira”, junto com o Ricardo.
RICARDO GOYA HÉLDER SANTANA
É diretor de arte e tem experiência em e-commerce, design digital e design de serviços. Decidiu apoiar o projeto, pois ficou encantado com a história de vida das bordadeiras de Passira. Neste projeto, colaborou com a construção da programação visual da marca e deste site. Fotógrafo e baterista autodidata, passa a maior parte do tempo dedicado à fotografia autoral com enfoque em Passira, cidade onde vive. No projeto, é responsável por captar a essência do trabalho das bordadeiras, em fotos e vídeos de Passira.
DANIELLE BEDUSCHI SUELMA CRISTINA
É mestre em têxtil e moda na USP e graduada em design de moda na Univ. Estadual de Londrina. Pesquisa o ensino de modelagem em busca de uma maneira mais eficaz e interessante. Trabalha com ensino em cursos técnicos e bacharelados. Neste projeto, é responsável por ensinar a técnica da modelagem plana para as artesãs. Graduanda em design pela UFPE. Pesquisa a estética nos movimentos culturais e sociais. Como dizem os mais velhos, “nascida e criada” em Passira, sempre conviveu com o bordado manual como principal manifestação cultural e comercial de sua cidade, construindo assim uma ligação afetiva com este artesanato.
ÉRICA TERUEL BEATRIZ FLAUSINO
Formou-se em jornalismo na USP e trabalhou no Instituto Itaú Cultural, na Rádio CBN e no jornal O Estado de S.Paulo. Atualmente é editora e educadora na Énois Inteligência Jovem. Ficou super feliz quando foi convidada para participar do "Bordados de Passira", em que fez a narração do vídeo e deu uns pitacos no roteiro. Cursou jornalismo na USP, onde atualmente é graduanda no curso de Direito. Ficou sensibilizada com a história das bordadeiras de Passira e animada com a ideia do projeto. Deu sua contribuição na parte jurídica.
CONTATO voltar ao topo
contato@bordadosdepassira.com.br

facebook instagram twitter catarse